sábado, 27 de março de 2010

Cartas a um calouro de administração

  • Trabalho acadêmico

Não espere pelos professores e, muito menos, pela matéria Metodologia do Trabalho Científico. Cada professor cobrar uma coisa diferente, até por questão de flexibilidade. Procure praticar desde cedo. Pra se ter uma ideia do problema, é comum identificar acadêmicos, no sétimo período, que mal conhecem a NBR 14724. Pior que isso, é não pô-la em prática. Então, caro calouro, procure ter em mãos, desde o primeiro período, as NBRs que regulamentam o trabalho acadêmico;

  • Teoria x Prática

Não caia na armadilha do 'complexo de avestruz', a qual prega o seguinte: "na teoria é uma coisa, na prática é outra." Não seja tolo em querer pegar a teoria pura e transpor para o seu trabalho. A administração é uma ciência social aplicada, não exata. Portanto, observe e pense uma forma de adaptar a teoria pura e transformá-la na teoria do seu trabalho. Assim, você desenvolverá os seus conhecimentos e, por tabela, o seu trabalho. Os autores dos livros já são (ou foram) administradores. Devemos trabalhar para nos tornar também;

  • Tenha foco

Não invente em se aprofundar nos assuntos. Na graduação, você não aprenderá quase nada. Esta é como se fosse diversas pinceladas. O acadêmico, sendo a pinça, cutucará as diversas áreas da administração. O tempo é curto e nem todos os professores conhecem a fundo determinados assuntos. Além disso, caso você teime em se aprofundar, não só atrapalhará o andamento das outras matérias, como você estará saindo de foco. Aprofundamento de determinado assunto fica para a especialização;

  • Dicionário de Administração

Assim como todos (ou quase todos) tem o dicionário da língua portuguesa em casa, compre também um dicionário de administração. Isso enriquecerá seu vocabulário e seus textos, dando-lhe maior credibilidade frente aos professores, colegas de trabalho e aos colegas de faculdade;

  • Contente-se com pouco

Antes de ingressarmos no ensino superior, imaginamos que a graduação nos tornará profissionais capazes de administrar organizaçãoes. Digo-lhes: engano seu. Na graduação, você encontrará alguns professores despreparados. Os preparados só lhe ensinarão teorias e conceitos. Não fique desiludido, pois isso existe na maioria das insituições de ensino superior. Em vista disso, você diz a si mesmo: "ah! então vou ingressar na faculdade que tem os melhores professores." Logo, respondo: "é um boa alternativa." Entretanto, se você não fizer a sua parte, o pouco que terás não servirá pra nada. Por exemplo, procure oportunidades de praticar, seja no ambiente acadêmico, profissional, ou até mesmo no familiar;

  • Bico decente

Infelizmente, devo confessar o fato de vários professores darem aula com o intuito de fazer 'bico'. Em outras palavras, de docente passa-se a questionar se são decentes. Fazendo isso, não se dedicam com afinco na formação de um futuro profissional. Como eles acham pouco o salário, nem se preocupam. Vale ressaltar, isso também é reflexo de suas competências. Se fossem tão bons no que fazem, ganhariam mais no seu trabalho fixo, sem precisar recorrer ao bico. Em virtude dessa realidade, faça um excelente trabalho, a fim de não cometer o mesmo erro. Caso você goste de dar aula, dedique-se a isso. Não comprometa a educação de um indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário