quinta-feira, 26 de março de 2009

Seja Patriota!

Tenho certeza que você procura (ou procurou) conhecer coisas aquém da sua realidade. Refiro-me a coisas como: crise econômica mundial, Guerra do Iraque, mercado financeiro internacional, etc. Mas aí eu pergunto: você conhece a história da sua cidade? Você procura exercer a cidadania? Você estuda o seu idioma?
Quero dizer que nos importamos muito com que acontece mundo afora, em detrimento do que está ao nosso redor. Alguns dizem que a crise chegou ao país; outros dizem que não chegou. De uma coisa eu tenho certeza: não sei em que intensidade chegou. Tem como saber?
Não tem, pois a economia é uma ciência social. Logo, é mutável. Sem contar que para eu entender, eu teria de ser um economista. Portanto, quando resolveres ler alguma notícia sobre a economia mundial, crie o hábito de ler sobre a economia regional. A mesma coisa serve para o estudo de qualquer idioma. Sei que o mercado de trabalho exige domínio da língua inglesa, mas crie o hábito de recorrer à gramática e ao dicionário da língua portuguesa. Portanto, se você é brasileiro, dê a devida importância ao seu vernáculo. O que é mais belo: falar inglês fluentemente ou escrever um português correto? Ah, outra coisa: morar fora é garantia de boa vida?
Uma pessoa pode me dizer: “ah porque lá fora tem isso e aquilo”. Primeiro, ninguém sabe de fato como se encontra a conjuntura atual daquele determinado lugar. A mídia mostra riqueza, parque de diversões, praias e outras coisas. Será que é tão bom assim?
Não sei não. Faço das palavras de Descartes as minhas: "evoluímos à medida que duvidamos".
Moral da história: crie o hábito da visão microambiente, isto é, procure conhecer as coisas que estão ao seu redor. Em seguida, conheça o macroambiente, isto é, as coisas de fora. Neste caso, não precisa criar o hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário